• An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
Como ensinar Curió com qualidade de canto PDF
Avaliação do Usuário: / 46
PiorMelhor 

"... É necessário buscar filhotes de criadores especializados em produção para Canto Praia, e que os reprodutores sejam descendentes de curiós que já tenham se destacado como repetidores..."
Fonte: Studio Ana Dias/Olívio

 

Como ensinar Curió com qualidade de canto

  • Filhote de qualidade para Canto Praia Clássico

É necessário buscar filhotes de criadores especializados em produção para Canto Praia, e que os reprodutores sejam descendentes de curiós que já tenham se destacado como repetidores. Inicialmente o filhote deverá ouvir um CD de Canto Curió Clássico Sem Repetição, e após quatro meses deverá ser mudado para um CD com Repetição. Ao adquirir dois ou mais filhotes que permaneçam na mesma residência, é necessário colocar em cabines acústicas evitando a interferência no canto de outros filhotes.

  • Filhote com tendência para Repetir

Prefira adquirir filhotes de casais que já tenham produzido bons resultados, ou que sejam descendentes, ascendentes, irmãos ou irmãs de curiós que já tenham se destacado como repetidores. A experiência mostrou que o pai reprodutor com mais de quatro anos e repetidor, tem influenciado em 70% em seus filhotes.

  • Cds para filhote

Existem seis versões do canto Ana Dias, que são:
Selo Vermelho, Selo Laranja, Selo Azul, Selo Marrom, Selo Ouro e Selo Prata. Para filhotes, aconselhamos a tocar o Selo Vermelho por se tratar de um canto com notas mais curtas e sem repetção, que facilitam o aprendizado. Para incentivar a repetição, substituir para o CD Selo Laranja após quatro meses, e para o CD Selo Azul após um ano. Caso o filhote não tenha tendência a repetir, sugerimos tocar o Selo Ouro em vez de Laranja e o Selo Prata em vez de Azul. Fique muito atendo todas as vezes que for substiruir o CD, porque o filhote pode não aceitar cantar em outro estilo. Se, com a mudança de CD, no dia seguinte o Curió começar a "cortar" canto, deve-se voltar ao CD anterior porquer, por alguma razão, o Curió não está aceitando o novo CD.

  • Aparelho de Som

Existem nos clubes, associações e nos torneios, aparelhos próprios para CDs e Fitas, que já vêm conectados com timer e sensor, possibilitando por exemplo tocar por 30 minutos e desligar durante 30 minutos, sucessivamente, ligando automaticamente ao clarear o dia e desligando automaticamente ao anoitecer através da Fotocélula.

  • Mais que um filhote

Filhotes você deve ter mais que um para aproveitar a temporada e criação, e posteriormente selecioná-lo. Porém quando estiverem assobiando, já não poderão estar no mesmo ambiente, podendo separá-los colocando em cabines próprias.

  • Estágio de um filhote

Os filhotes passam por três estágios de aprendizado:

  • 1. Engriza ou churria
  • 2. Marca notas
  • 3. Assobia

O primeiro estágio deve durar em torno de 60 a 90 dias. Após esta data, ele deverá partir para o segundo estágio, ou seja, marcar notas (uma espécie de churriado porém com altos e baixos), podendo perceber melhor as notas ficando distante. Nesta fase, se você tiver mais que um filhote, deverá separá-lo colocando numa cabine. Após 30 dias, eles deverão entrar no terceiro estágio, já assobiando.

  • Cabines Acústicas

Além de necessário, é recomendado para quem tem mais de um curió, a fim de evitar interferência de um canto em outro, dificultando seu desenvolvimento. As cabines têm trazido a curto prazo excelentes resultados por serem acústicas, com som próprio, oxigênio, visor de vidro e tamanho ideal, deixando o pássaro mais comportado e sem stress.

  • Ambiente

Não é recomendável deixar o curió em cozinhas, banheiros, ou outros locais revestidos com azulejo, porque o curió tenderá a cantar com voz metalizada ou musical, devido às características de não absorção e produção de eco. O ambiente ideal deve ser acústico, de preferência com móveis, cortinas, tapetes, etc. para suavizar o som ouvido pelo curió. Como o som se propaga de baixo para cima, rebatendo nas paredes, é recomendável que as caixas acústicas estejam o mais próximo possível do piso e o alto falante não deve ser direcionado diretamente para a gaiola.

  • Volume do som

O ideal é que o volume seja 1/3 do volume normal que um curió mestre estaria cantando. Uma célula Fotossensora no aparelho de som será muito útil porque, quando o curió acordar ao amanhecer o som automaticamente será ligado e, ao contrário se desligará ao anoitecer quando o pássaro for dormir. O ambiente deverá possibilitar ainda que o curió acorde e adormeça nos horários da natureza. Após anoitecer, evite deixar o curió onde haja TV ligada ou lâmpadas acesas.

  • Muda de Pena

Após cerca de quatro meses a partir do seu nascimento, o filhote fará uma rápida muda de pena, que chamamos de Muda de pardo para pardo. Após 12 meses, ele fará uma nova muda passando de pardo para preto. E assim ocorrerá anualmente. Após cada muda, é necessário que o curió seja transferido para uma voadeira (gaiola grande ou gaiola de criação) por vinte a trinta dias, a fim de que possa exercitar e melhorar a sua capacidade pulmonar, conseguindo assim repetir mais.

  • Frequência

Isto é importante porque temos recebido várias reclamações de fitas K7 e CDs que não ensinam os filhotes a cantar. Ao receber as fitas e CDs para troca, percebo que são PIRATAS, portanto fora de frequência. As fitas e CDs originais Ana Dias são gravadas em 3500 Hz, conforme estudo e orientação dos professores especializados da UNICAMP (Universidade de Campinas).

  • Filhotes de Curió Praia Clássico

Os interessados em filhotes de alta qualidade e com genética de repetidores, entrar em contato com Olivio pelo telefone (11) 5061-8317.